Curso para detentos visa reeducar para enfrentar a cultura do machismo e da violência contra a mulher; ação está em consonância com Lei Maria da Penha e diretrizes do Conselho Nacional de Justiça
Visando o combate e enfrentamento ao machismo e suas violências, a Prefeitura e o Governo do Estado trabalham juntos em prol da reeducação de detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema. Graças à parceria, o Grupo Reflexivo de Homens (GRHOM) realiza cursos no local e concluiu a formação da terceira turma, na semana passada.
O grupo concluinte reuniu homens detidos por crimes relacionados à Lei Maria da Penha e, pela primeira vez, por outros detentos que se inscreveram voluntariamente no curso. O objetivo das aulas é ensinar como cuidar e ressignificar as suas masculinidades, desconstruindo o machismo e desenvolvendo repertório não violento para enfrentarem as situações de conflito e adversidades da vida.
Iniciada no dia 29 de fevereiro, essa foi a terceira turma do GRHOM no CDP de Diadema. Pelas aulas passaram 20 homens, sendo que 12 completaram o curso. A cerimônia de formatura incluiu um cine-debate e a entrega de Certificado de Conclusão, simbolizando a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, além de destacar e enriquecer seus currículos pessoais e profissionais.
Durante os 10 encontros do curso foram abordados os seguintes temas: “A construção social da masculinidade hegemônica machista”; “As violências e as suas implicações para a vida”; “Brinquedos e brincadeiras de meninas e de meninos”; “Os papeis e práticas de pai, paternidades e paternagem”; “Virilidade: comportamentos de risco e honra masculina”; “Luto e resiliência”; “Perdão: amor e compaixão em ação”; “Comunicação não violenta e inteligência emocional”; “Círculo restaurativo de responsabilização”; e “Minha vida de João”.
Parceria pela cultura de paz e o fim do machismo
Parte integrante do Projeto DIAMAR – Diálogos Restaurativos de Diadema, o GRHOM é apenas um dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, por meio do Serviço de Mediação de Conflitos. Esses cursos socioeducativos no CDP de Diadema contam com o apoio da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária.
“Eu tenho um sonho de que essa iniciativa, apesar de singela e pequena, possa tocar os corações e inspirar boas ações, que cada um desses homens possa aplicar as nossas trocas de experiências e reflexões em suas vidas e que possam ser a mudança e multiplicadores na construção de um mundo melhor, mais justo, igualitário e menos violento para todas as pessoas e mundo à nossa volta”, explanou Reginaldo Bombini, responsável técnico do GRHOM e coordenador/facilitador do DIAMAR.
Na opinião da diretora do CDP de Diadema, Solange Alves Machado Rodrigues, a parceria é de suma importância. “Esse trabalho exitoso contribui para a ressocialização e reintegração do indivíduo à sociedade, com uma consciência menos machista. É uma educação para o futuro e não só para o presente e passado desses homens! É uma oportunidade deles serem vistos, humanizados, terem voz, se sentirem pertencentes e o principal, uma oportunidade de mudança e preparação para a nova vida que almejam”, destacou a diretora.
Lançado pela Prefeitura de Diadema em 2022, o GRHOM do Projeto DIAMAR atua em consonância com a Lei Maria da Penha e diretrizes do Conselho Nacional de Justiça.
SERVIÇO
Secretaria Municipal de Segurança Cidadã – Serviço de Mediação de Conflitos
Grupo Reflexivo de Homens do Projeto DIAMAR – Diálogos Restaurativos de Diadema
Av. Dr. Ulisses Guimarães, 3399 – Vila Nogueira
Telefones: 4044-0255 ou 4044-0254
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fonte: ABC do ABC