O evento teve como objetivo principal fortalecer a política de saúde masculina no estado
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) promoveu, nesta terça-feira (18), a primeira formação da equipe técnica estadual sobre a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem. O evento foi realizado de forma virtual e em parceria com a Coordenação Estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso e a área técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúdede.
O objetivo principal é fortalecer a política de saúde masculina no estado, qualificando a gestão estadual para atender de forma integrada as demandas dessa população. A capacitação visa, também, aprimorar a política de saúde do homem no Piauí, garantindo que as diversas áreas técnicas da secretaria trabalhem de forma coordenada.
Luciana Sena, coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, destacou a importância desta iniciativa, lembrando que o Brasil é o único país da América Latina com uma política de saúde específica para a população masculina – a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).
“A PNAISH tem como objetivo melhorar as condições de saúde dos homens brasileiros, contribuindo para a redução da morbidade e mortalidade dessa população. A política aborda fatores de risco e vulnerabilidades de forma abrangente, promovendo o acesso a serviços de saúde completos e ações preventivas, além de reconhecer e respeitar as diversas manifestações de masculinidade”, explica.
Leia mais no portal do Governo do Piauí